Unidos em prol do voto consciente

4

Em ano de eleição, o que mais se ouve falar é no voto consciente. Nós mesmos já tratamos desse assunto na comunicação interna da empresa diversas vezes, devido à sua importância. Apesar disso, será que todos sabem o que realmente significa votar com consciência?

Diferente do que muitos pensam, o ato de votar exige esforço e dedicação. É uma tarefa trabalhosa e se você ainda não “bateu o martelo” sobre seu voto, saiba que ainda dá tempo de se preparar e votar consciente. Sim, porque a escolha do candidato – assim como qualquer outra atividade da vida – também pode ser aprendida e até mesmo aperfeiçoada. O voto consciente começa quando buscamos informações sobre os candidatos, os cargos a que estão concorrendo e suas propostas de governo. Busque se informar sobre tudo isso e fuja do voto por afinidade. O candidato pode ser muito simpático, se expressar bem, distribuir apertos de mão e se “misturar” com o povo, mas nem sempre suas propostas são realistas. Ele pode ser uma excelente pessoa, porém você deverá avaliar se ele tem perfil e experiência para assumir o cargo a que está concorrendo.

Então, vamos começar a fazer nossa lição de casa e aprender como votar com consciência. Exerça sua responsabilidade de cidadão, e lembre-se de que votar por votar ou simplesmente anular seu voto não é o melhor caminho.

Marcelo Cenacchi