Aprendizados da crise

mask for prevention of respiratory diseases, with the American flag painted. US pandemic concept. North america corona virus, risk of epidemic.

Seguimos para o quinto mês desde o início da pandemia do coronavírus. No primeiro momento, havia muito receio sobre como seria o futuro, afinal, era algo inédito para todos. Até por isso a expectativa era de que enfrentaríamos um período de muitas dificuldades e recessão.

Felizmente, aqui na Renner Sayerlack, presenciamos uma situação menos grave. Conseguimos nos adaptar, alterar estratégias e adotar todas as recomendações de segurança para garantir a saúde de quem trabalha na empresa, nossos fornecedores e parceiros. Tudo com muito sucesso!

Após superar esses desafios, não podemos nos descuidar. Precisamos continuar atentos, pois convivemos diariamente com incertezas pairando sobre nós.

Com a atenção e seriedade que o momento exige, quero compartilhar uma mensagem de otimismo e destacar nossa capacidade de enfrentar e superar desafios, até mesmo os inesperados. Devemos nos lembrar de tudo o que este evento global tem nos ensinado diariamente. Aqui no Brasil, por exemplo, percebemos mais uma vez que é nas crises que surgem as oportunidades.

Vimos que muitos hábitos e procedimentos eram desnecessários e verificamos que é viável fazer o mesmo com uma quantidade menor de esforço, despesas e recursos. Em resumo, confirmamos que é sempre possível fazer mais com menos, evitando desperdícios que os tempos tranquilos acabam “escondendo”.

Acredito na teoria que o ser humano é forjado na necessidade. E nossa evolução comprova isso, pois, quando temos que enfrentar uma situação difícil, encontramos novos caminhos. Mas, apesar de ser possível extrair grandes aprendizados de situações difíceis, não precisamos buscar novas soluções apenas nas crises. Isso deve fazer parte de nossa rotina, e é justamente isso que pode nos diferenciar, como pessoas e profissionais.

Também quero agradecer aqui a todos os colaboradores por seu comprometimento, que continua forte nestes tempos desafiadores. Tenho certeza de que, com a dedicação e engajamento que são a marca registrada de nossas equipes, atravessaremos esse período e sairemos dele fortalecidos, e até mesmo mais eficientes no que diz respeito a recursos e resultados.

Repito aqui o que considero ser fundamental: cada um de nossos colaboradores é essencial para seguirmos trilhando um caminho de sucesso e prosperidade. Contamos com vocês!

Marcelo Cenacchi