25 anos de boas ideias

O Programa Fábrica de Ideias da Renner Sayerlack completou 25 anos em 13 de setembro. Com uma trajetória de sucesso, o projeto já premiou diversas sugestões e vem incentivando, ano após ano, a participação de colaboradores que se preocupam com a melhoria contínua de nossas operações.

“O Fábrica de Ideias é motivo de muito orgulho para todos nós, já que, com ele, percebemos o quanto nossos colaboradores são comprometidos em encontrar oportunidades de fazer melhor, contribuindo com sugestões que abrangem desde pequenos detalhes até mudanças significativas, que geraram economia ou lucro para a empresa por meio da redução de desperdícios, da economia de recursos e de outras melhorias”, celebra Marcelo Cenacchi, diretor-geral.

Desde sua criação, o programa só evoluiu e, ao longo dos anos, recebemos cerca de 7.000 sugestões por meio dele. Lançado com o nome Programa de Sugestões Sayerlack (PSS), com o passar do tempo ele foi se modernizando: em abril de 2002 passou a se chamar Fábrica de Ideias, ganhou uma nova logomarca e teve seu regulamento alterado.

A forma para envio das sugestões mudou em 2017, quando foi implantado o formulário digital no site da Sayerlack. A instalação de um totem eletrônico na área de lazer também foi uma iniciativa bem recebida pelos colaboradores, dando mais agilidade a todo o processo de avaliação das ideias. Prova disso é que, naquele ano, das 166 sugestões recebidas, 161 foram pelo site e apenas 5 através do formulário físico.

Em 2018 o regulamento do programa foi reformulado novamente para enfatizar as sugestões com potencial de ganhos reais em eficiência, otimização e economia para a empresa. E o prêmio para sugestões que gerem lucro ou economia passou a corresponder a ½ salário mínimo nacional + 50% da economia líquida gerada durante os três meses após a implantação da sugestão.

“Neste momento, além de comemorar a trajetória e sucesso do Fábrica de Ideias, quero agradecer a todos que já participaram enviando suas ideias e peço que continuem contribuindo para a melhoria contínua de nossa empresa”, conclui Marcelo Cenacchi.