Comece já a pensar nas eleições

Estamos a seis meses das eleições gerais no Brasil, data de extrema importância, pois define o futuro do nosso país. Neste momento, queremos reforçar a importância do voto, ato que configura um de nossos maiores deveres como cidadãos e a única ferramenta capaz de assegurar a democracia em uma nação. Nosso compromisso é votar de forma consciente e respeitosa, pois assim podemos contribuir para as mudanças necessárias e a redução das desigualdades do nosso país, que são enormes.

No dia 2 de outubro acontece, em todo o Brasil, a votação do primeiro turno. Neste ano, vamos às urnas escolher cinco ocupantes de cargos públicos: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. Esse será seu momento de fazer a diferença!

Destacamos então algo que sempre mencionamos aqui quando temos eleições: nada de deixar suas escolhas para a véspera. Comece desde já a pensar, a se informar, a pesquisar e a conhecer efetivamente quem são os candidatos a cada cargo. E vale um alerta: cuidado com as fake news sobre os candidatos e as eleições. As notícias falsas devem aumentar neste ano eleitoral, portanto não acredite em tudo que ler ou receber pelas redes sociais e sempre verifique as informações antes de passá-las adiante.

Hoje, com o alcance da internet e com diversas organizações sérias criando ferramentas que facilitam o acesso a informações sobre o passado dos candidatos, seus planos de governo, experiência com a política, ficha limpa etc., ninguém mais pode se apoiar na desculpa de que “não sabia” ou “não conhecia”. Nos dias de hoje, só não sabe e não verifica quem não quer!

A escolha dos melhores candidatos é o primeiro passo para que ocorram mudanças, e não estamos falando apenas sobre as eleições para presidente e governador! Eleger bons deputados – estaduais e federais – e senadores é fundamental para que possamos construir um legislativo forte e atuante, focado nas questões de nosso dia a dia, mas também assertivo quando o assunto é fiscalização e controle.

Se todos nós escolhermos nossos representantes com consciência e empenho, acessando informações confiáveis e não nos deixando enganar pelas fake news, certamente estaremos, de alguma forma, contribuindo para as mudanças que tanto precisamos.

Marcelo Cenacchi