ODS 6 – Água Potável e Saneamento

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos até o ano de 2030 e alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos. É o que busca o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda mundial criada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas que a ONU sugere para que as empresas norteiem até 2030 suas estratégias de responsabilidade socioambiental.

Com uma longa trajetória de compromisso social e ambiental, a Renner Sayerlack desenvolve ações nessas áreas há muitos anos, antes mesmo dos objetivos da ONU serem criados.

Um exemplo é o foco que temos no ODS 6, uma vez que sempre nos preocupamos com o uso racional da água potável. Tanto que fomos a primeira empresa de Cajamar a ter uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Implantada em 1998, nossa ETE trata todo o efluente doméstico e industrial gerado em nossas instalações. Além disso, monitoramos mensalmente todo o consumo de água e realizamos campanhas educativas para informar os colaboradores sobre a importância do uso consciente da água, recurso natural fundamental à vida.

Parte da água tratada em nossa ETE é usada para regar os jardins da empresa e para abastecer o reservatório destinado exclusivamente ao sistema combate a incêndios, que tem capacidade de 1 milhão de litros de água. Já o volume excedente retorna para o Ribeirão dos Cristais, rio localizado atrás da empresa. Com isso a Renner Sayerlack contribui para a qualidade da água da região, já que ela volta ao meio ambiente volta totalmente limpa.

O lodo gerado nesse processo é enviado para uma empresa que faz a compostagem – processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas, que resulta na transformação de resíduos antes indesejados em novos ativos de qualidade e valor ambiental, destinados a agricultura e paisagismo.

Nós conseguimos tratar 100% de nossos efluentes. E você, também está usando a água com consciência?