ODS 7 – Energia renovável para todos

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos é o que busca o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da Organização das Nações Unidas.

Os ODS foram criados em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável e compõem uma agenda global com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São considerados um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Desde então, essa agenda vem sendo adotada por empresas de todo o mundo. Porém, aqui na Renner Sayerlack, já tínhamos iniciativas relacionadas a esses temas muito antes da criação dos ODS.

No caso do ODS 7, a Renner Sayerlack sempre foi ativa, principalmente em relação ao uso consciente da energia elétrica. Monitoramos mensalmente o consumo de energia e realizamos campanhas educativas periódicas para informar os colaboradores sobre a importância do uso racional de energia. Nossos esforços já deram resultado: nos últimos quatro anos, reduzimos em 3% do nosso consumo de energia.

Também lançamos mão de outras iniciativas eficientes, como a compra de energia no mercado livre – ambiente de negociação que permite às empresas adquirir energia de pequenas centrais hidrelétricas ou de produtores com fontes alternativas de geração (biogás, solar, eólica, etc.), além do suprimento da concessionária local. Com isso, negociamos o melhor valor do kWh diretamente com os agentes geradores e priorizamos a compra de energia de fontes renováveis, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

E não é só: aproveitamos ao máximo a iluminação natural, adotamos cores claras nos ambientes internos e investimos na troca do sistema de iluminação por lâmpadas LED. Recentemente, adquirimos equipamentos que consomem menos energia e adotamos sistemas inteligentes, que reduzem o consumo de energia. Com todas essas iniciativas e o apoio dos seus colaboradores, a Renner Sayerlack reforça seu compromisso ambiental e atende ao ODS 7.